continuação do post anterior...
O primeiro estágio da contemplação
O primeiro estágio da contemplação é aquele que conduz o buscador a todos os últimos estágios. A pessoa que é chamada ao primeiro estágio deve fazer o seguinte. Deve sentar-se de frente ao leste e uma vez como Adão, meditar deste modo:
'Adão então sentou-se e chorou por causa da perda das delícias do paraíso, batendo os olhos com os punhos e dizendo: "Oh Misericordioso, tenha misericórdia de mim, pois eu caí".
'Vendo o anjo conduzindo-o para fora e fechando-lhe as portas do divino jardim, Adão gemeu alto e disse: "Oh Misericordioso, tenha piedade de mim, pois eu cai". (Canon do Domingo do Perdão).
Após isto, refletindo no que colocou no lugar de Deus, ele começou a lamentar-se neste sentido, gemendo com toda a sua alma e sacudindo a sua cabeça e dizendo com grande amargura no coração: "Ai de mim, pecador! O que aconteceu comigo? Ora, quem eu era, e em quem eu me transformei? O que eu perdi e o que eu encontrei? Ao invés do paraíso, este mundo perecível. Ao invés de Deus e da vida na companhia dos anjos, o demônio e os demônios da impureza. Em lugar de descanso, trabalho fadigante; em lugar de gozo e rejubilo, os lamentos e tribulações deste mundo; ao invés de paz e felicidade ininterrupta, medo e lágrimas de amargura. Em lugar da virtude e justiça, injustiça e pecado. Em lugar de bondade e desapego, maldade e paixão; em vez de sabedoria e intimidade com Deus, ignorância e exílio; em vez de liberdade de espírito, uma vida cheia de preocupações e o pior tipo de escravidão. Ai, ai de mim! Como, criado um rei, tornei-me um escravo da paixão? Como pude abraçar a morte ao invés da vida, por minha própria desobediência? Ora! Lamentável sou por minha negligência! O que farei? Guerra e confusão me assaltam, doença e tentação, perigo e ruína, medo e gemido, paixão e pecado, amargura e aflição. O que eu farei? Para onde fugirei? Todas as portas estão fechadas para mim", como Suzana disse.
Eu não sei o que perguntar. Se eu pergunto pela vida, eu temo as tentações da vida, seus altos e baixos, seus conflitos. Eu vejo como satan, o anjo que nasceu como a estrela da manhã (cf. Isaías 14:12), tornou-se o demônio, como o chamamos. Eu vejo como o primeiro homem criado foi enviado ao exílio (cf. Gênesis 3:23); como Caim tornou-se o assassino de seu irmão (cf. Gênesis 9:25); como Canaã foi amaldiçoada (cf. Gênesis 9:25); eu vejo os cidadãos de Sodoma queimando no fogo (cf. Gênesis 19:24-25); Esaú banido (cf. Gênesis 25:33); eu vejo os israelitas sujeitos à ira de Deus (cf. Números 14:34); eu vejo Geazi e Judas, o apóstolo, banidos porque estavam doentes pela avareza (cf. 2 Reis 5:26-27; Mateus 26: 15, 24); eu vejo David, o grande profeta e rei, lamentando seu duplo pecado (cf. Salmo 51); eu vejo Salomão, com toda sua sabedoria, caído (cf. 1 Reis 11: 9-11); eu vejo como um dos sete diáconos e um dos quarenta mártires caíram, como afirma São Basílio, o Grande. Alegremente o príncipe dos demônios apoderou-se do espírito de Judas, um dos doze; ele arrebatou o homem do Éden, e enredou um dos quarenta mártires. Em luto por ele, o mesmo grande São Basílio diz, 'Tolo e digno de nossas lágrimas é ele, pois ele se desgarrou de ambas as vidas: nesta vida ele foi destruído pelo fogo e na próxima foi para o fogo eterno' (Sermão dos 40 mártires 7). E eu vejo um sem número de muitos outros, que caíram; não apenas descrentes, mas também muitos dos padres, a despeito de todos os seus esforços.
Ademais, quem sou eu, senão o pior, mais renitente e mais fraco do que os outros? Do que eu me chamaria? Pois Abraão disse de si mesmo não ser nada a não ser 'poeira e cinza' (Gênesis 18:27); David chama a si mesmo 'cão morto' (2 Samuel 9:8) e 'uma pulga' (1 Samuel 24:14) em Israel; Salomão chama a si mesmo 'pequena criança, não discernindo o esquerdo do direito' (cf. 1 Reis 3:7); as três crianças santas dizem, 'Nós nos tornamos uma vergonha e desgraça' (Canção das Três Crianças, verso 10); Isaías o profeta diz 'Ai de mim, pois eu estou arruinado, pois sou um homem de lábios impuros' (Isaías 6:5); o profeta Habacuque diz, 'Eu sou uma criança' (Jerusalém 1:6); São Paulo diz de si mesmo, o maior dos pecadores (cf. 1 Timóteo 1:15); e todo o resto diz que eles eram nada. O que devo fazer então? Onde me esconderei de meus próprios crimes? O que farei de mim, que sou nada, pior do que nada? Pois que não pecou nada, não chegou a receber as benção de Deus que eu recebi. Ora, como passarei o resto de minha vida? E como escaparei das armadilhas do demônio? Pois os demônios não dormem e são imateriais, a morte está na mão, e eu sou fraco. Senhor, ajudai-me; não permitais que Tua criatura pereça, pois Vós cuidais de mim em minha miséria. 'Fazei-me conhecer, Senhor, para onde eu devo ir, pois levanto minha alma a Vós' (Salmo 143 : 8). "Não desamparai-me, Senhor meu Deus, não esteja longe de mim; apressai-vos em socorrer-me, Oh Senhor da minha salvação" (Salmo 38: 21-22).
Por tais palavras a alma se faria contrita, se houvesse, ao menos, alguma sensibilidade. Ao persistir neste caminho, e se acostumando ao temor de Deus, o intelecto começa a entender e meditar no segundo estágio da contemplação.
Esse blog pretende divulgar traduções de textos em grego, francês, inglês e espanhol, com o intuito de divulgar o pensamento bizantino. Pretende-se com isso ajudar os estudantes de filosofia e teologia a saber diferenciar as nuances do cristianismo oriental, bem como a orientar a todos os que anseiam por espiritualidade profunda a conhecer as obras dos Padres da Filocalia. Antes de rejeitar o cristianismo, é preciso conhecê-lo. Impossível rejeitá-lo, depois disso.
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