Os oito estágios da contemplação
(continuação do post anterior. Páginas 108 e 109).
Os estágios da contemplação parecem-se serem oito. Sete pertencem a esta vida, enquanto que o oitavo é a atividade da era que há de vir, como diz Santo Isaque.
O primeiro estágio, de acordo com São Doroteu, é o conhecimento das tribulações e provações desta vida. Isso nos enche de tristeza por todos os danos causados à natureza humana devido ao pecado.
O segundo é o conhecimento de nossas próprias faltas e da bondade de Deus, como São João Clímaco, Santo Isaque e muitos outros padres expressaram.
O terceiro é o conhecimento das coisas terríveis que nos aguardam antes e depois de nossa morte, como revelado nas Sagradas Escrituras.
O quarto é o entendimento profundo da vida conduzida por nosso Senhor Jesus Cristo neste mundo, e das palavras e ações de Seus discípulos e outros santos, os mártires e os santos padres.
O quinto é o conhecimento da natureza e fluxo das coisas, como São Gregório e São João de Damasco estabeleceram.
O sexto é a contemplação dos seres criados, ou seja, conhecimento e entendimento da criação visível de Deus.
O sétimo é o entendimento da criação espiritual de Deus.
O oitavo é o conhecimento acerca de Deus, ou o que chamamos de "teologia".
Estes são os oito estágios da contemplação. Os três primeiros são adequados àqueles engajados nas práticas ascéticas, de modo que com lágrimas amargas possam purificar a alma de todas as paixões e sendo-lhes permitido, pela Graça de Deus, prosseguir para as etapas restantes.
Os últimos cinco estágios pertencem ao contemplativo ou gnóstico. Por meio deles mantem-se uma atenção vigilante e cuidadosa sobre as atividades tanto do corpo quanto da alma, e executa-os corretamente. Como resultado, lhe é permitido compreender estes últimos estágios claramente com seu intelecto.
Assim o homem engajado na prática ascética começa a penetrar os caminhos do conhecimento espiritual por meio dos três primeiros estágios; e por concentrar-se nesta tarefa e por meditar nos pensamentos produzidos em si, ele progride neles até que eles se estabeleçam definitivamente nele. Por este caminho, o próximo estágio de conhecimento entra automaticamente em seu intelecto. O mesmo ocorre com todos os estágios seguintes.
Para tonar as coisas mais claras, eu falarei, a despeito de minha incompetência, sobre cada estágio da contemplação, e sobre o que é entendido e dito de cada estágio. Neste sentido, podemos descobrir como devemos agir quando a graça começa a abrir os olhos da alma e nós chegamos, com grande surpresa, a compreender os pensamentos e palavras que nos instilam temor a Deus ou, em outras palavras, contrição de alma.
Esse blog pretende divulgar traduções de textos em grego, francês, inglês e espanhol, com o intuito de divulgar o pensamento bizantino. Pretende-se com isso ajudar os estudantes de filosofia e teologia a saber diferenciar as nuances do cristianismo oriental, bem como a orientar a todos os que anseiam por espiritualidade profunda a conhecer as obras dos Padres da Filocalia. Antes de rejeitar o cristianismo, é preciso conhecê-lo. Impossível rejeitá-lo, depois disso.
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