Cristo Pantocrator

quarta-feira, 10 de julho de 2013

O sétimo estágio da contemplação

Continuação do post anterior

O sétimo estágio da contemplação

Aquele que recebe a graça de atingir o sétimo estágio da contemplação maravilha-se com uma multidão de poderes incorpóreos: autoridades, tronos, domínios, serafins e querubins, as nove ordens mencionadas em todas as divinas Escrituras, cuja natureza, poder e outras boas qualidades, tanto quanto sua disposição hierárquica, são conhecidas de Deus, seu Criador. Mas os anfitriões celestes têm também outros postos, acerca dos quais São João Crisóstomo fala. Ele diz que as palavras 'Senhor de Sabaoth' significa 'Senhor dos poderes celestes', e que estes poderes transmitem iluminação a quaisquer outros. Os anjos, ele diz, iluminam o homem enquanto eles, por sua vez, é iluminado pelos arcanjos; estes são iluminados pelas principalidades. Assim, cada ordem recebe iluminação e conhecimento uma da outra. Ele tamabém nos conta que a humanidade constitui como se fosse uma única ovelha, perdida não por Deus mas por sua própria escolha, e que as noventa e nove outras ovelhas são as ordens dos anjos. (cf. Mateus 18: 12-14). (Gregório de Nyssa, Contra Eunomios 10).

Ao considerar a sabedoria e poder do Criador e omo Ele produziu tais estados múltiplos de ser simplesmente por convidá-los à existência, São Gregório, o Teólogo diz que Deus concebeu primeiro os poderes angélicos e então os estados que o seguem. Como diz Santo Isaac, quando se passa espiritualmente além do limiar _ o que significa, além do véu do templo_ o homem se torna imaterial. A parte exterior do templo representa este mundo; o véu ou limiar representa o firmamento dos céus; o santo dos santos representa o reino supracósmico onde os poderes incorpóreos e imateriais entoam sem cessar hinos a Deus e intercedem por nós, como diz Santo Atanásio, o Grande. No reino o pensamento de cada pessoa é de paz e torna-se filho de Deus pela Graça, iniciado nos mistérios ocultos nas Sagradas Escrituras, como coloca São João Damasceno: "O véu divino do templo foi arrendado pela Cruz do Criador, revelando ao temente a Deus a verdade escondida sob o sentido literal da Escritura; e eles choram: Deus de nossos pais, Bendito és Tu." (Paraklitiks, Tono 3). Como São Kosmas, o Hinógrafo diz, "Quando o primeiro homem experimentou a árvore, ele envolveu-se com a corrupção: foi expulso ignobilmente da vida e com um corpo sujeito à corrupção, ele passou este castigo para toda a humanidade. Mas nós, nascidos da terra, restaurados pelo madeiro da Cruz, choram auto: Bendito és Tu e exaltado acima de tudo para sempre". (Festa de Exaltação da Cruz, 14 de setembro).